Para quem estiver em Dubai, uma experiência incrível é fazer um safari pelo deserto. Dessa forma, pode-se vislumbrar um pouco do passado desse moderno destino.

O passeio é feito em confortáveis carros 4×4 com ar condicionado e inicia-se já na saída do hotel com seu guia explicando um pouco sobre o crescimento e desenvolvimento desse emirado e mostrando os mais belos e gigantescos edifícios. Ao deixar Dubai para trás, ainda é possível ver a silhueta esguia do Burj Khalifa, o mais alto arranha-céu do mundo.

O tour é feito dentro da Reserva de Conservação do Deserto de Dubai, criada para proteger a fauna e a flora do deserto e que possui uma área de 225 quilômetros quadrados.

deserto

Logo no início, há uma parada para ver um show de falconismo, no qual pode-se aprender um pouco sobre essa surpreendente ave e sua relação com os beduínos que habitavam o deserto e dependiam dessas máquinas de caça para conseguirem alimento.

Terminada a apresentação, vem a parte mais divertida da aventura. De volta ao seu 4×4, você toma parte em um rali pelas dunas. Algumas são tão altas que alguns carros atolam na areia. O guia, então, faz uma parada em uma duna estratégica para que você possa apreciar o sol vermelho se escondendo atrás das dunas no horizonte. É interessante notar como o sol leva consigo o calor do deserto. Com o cair da noite, a temperatura também cai rapidamente.

deserto3

Após esse espetáculo você é conduzido a um acampamento beduíno, onde será servido um delicioso jantar com comidas típicas. O acampamento é ricamente decorado com enormes tapetes, almofadas, lanternas e, ao centro, uma fogueira. Aqui pode-se dar uma voltinha montado em um camelo, fazer uma tatuagem de henna nas mãos e, até mesmo, ter a sorte lida na borra do café. Ainda é possível fumar shisha sob as estrelas do deserto.

Para fechar, há uma bela apresentação de dança do ventre. A dançarina utiliza véus, espadas e bastões na execução das danças para tornar essa experiência ainda mais completa e inesquecível.