A Croácia é o berço de um dos lugares mais incríveis do mundo: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Chamado, por muitos, de Jardim do Éden na Terra, esse é um lugar que parece ter saído dos sonhos.

O parque situa-se na região central da Croácia e é composto por 16 lagos em níveis diferentes, que desaguam uns nos outros, formando dezenas de pequenas quedas águas. Até aqui já da para imaginar a beleza do lugar, mas o ponto alto não são as quedas d´água. 

image5

O grande diferencial desse lugar é justamente a cor da água que é extremamente límpida e assume várias tonalidades diferentes, passando pelo azul-turquesa, verde-água e o cinza. A água aqui é rica em carbonato de cálcio, que, com o passar dos anos, foi se sedimentando e criando barreiras de travertino entre os lagos, petrificando as plantas e reagindo com as algas e musgos, o que resultou nesta profusão de cores.

Um passeio por esse vale é inesquecível. Foram construídas passarelas de madeiras para que se possa caminhar entre aos lagos e quedas d´água e apreciar de perto toda a sua beleza. Também é possível fazer um passeio de barco elétrico pelos lagos maiores.

É impossível descrever a beleza desse lugar e as fotos, apesar de darem uma boa ideia do local, não conseguem reproduzir a cor real das águas, fazendo de Plitvice uma experiência imperdível para quem visita a Croácia.